segunda-feira, 27 de junho de 2011

Tipos de insulinas

O tratamento com insulinas pode ser realizado por portadores de Diabetes Mellitus tipo 1, tipo 2 e gestacional.

O uso da insulina é necessário aos pacientes que produzem menos insulina do que o organismo necessita, a insulina age como um "funil" para o "açúcar" entrar nas células.

Existem diversos tipos e marcas de insulinas, que na maioria dos casos, são utilizadas juntas. No Brasil todas as insulinas disponíveis hoje são injetáveis e devem ser aplicadas no tecido subcutâneo:



Tipos de ação da insulina e seu nome genérico:

  • Ação ultrarápida: Lispro, Aspart e Glulisina - Devem ser usadas antes das refeições e na correção de hiperglicemias (níveis altos de glicemia). Início de ação: de 10 a 15 minutos.
  • Rápida: Regular - Deve ser usada de 30 a 60 minutos antes das refeições e na correção das hiperglicemias. Início de ação: de 30 a 60 minutos.
  • Intermediária: NPH - Deve ser usada para manter os níveis glicêmicos, é absorvida lentamente, tem um pico de ação entre a 6 e a 10 hora depois da aplicação. Dura de 14 a 18 horas.
  • Lenta: Glargina e Detemir - Também deve ser usada para manter os níveis glicêmicos, é absorvida lentamente e não tem pico de ação. Dura de 18 a 24 horas.
  • Pré misturadas: São formadas a partir da mistura da insulina intermediária (NPH) com uma insulina rápida ou ultrarápida (Regular, Lispro ou Aspart).
As insulinas devem ser armazenadas na geladeira, de 2 a 8° C antes dos frascos serem abertos. Os frascos em uso podem ser armazenados até 25° C, ao abrigo de luz solar e podem der utilizados em até 28 dias ou em até 6 semanas, dependendo do fabricante. É sempre importante ler a bula e identificar a orientação de armazenagem para cada tipo de insulina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário