segunda-feira, 27 de junho de 2011

Insulinoterapia

Bom, agora que falamos sobre os tipos de insulina e seu armazenamento, vamos falar sobre a aplicação adequada...


Preparação:
  1. Lavar as mãos com água e sabão;
  2. Retirar o lacre de alumínio do frasco e limpar a tampa de borracha com um chumaço de algoão embebido em álcool (realizar a limpeza da tampa de borracha antes de cada aplicação);
  3. Rolar o frasco entre as mãos, cuidadosamente para homogenizar a solução;
  4. Retirar o protetor de plástico da agulha acoplada a seringa (caso sejam separadas, retirar o protetor plástico da agulha, acoplar a seringa e depois retirar o protetor da agulha);
  5. Puxar o êmbolo da seringa até atingir a quantidade de unidades prescrita;
  6. Injetar o ar da seringa no frasco de insulina;
  7. Virar o frasco para baixo com a seringa já inserida e aspirar a quantidade prescrita;
  8. Retirar as bolhas de ar que podem ficar dentro da seringa
Aplicação:


  1. Se a insulina estiver armazenada na geladeira, aguardar alguns minutos para a aplicação, para aumentar a temperatura da insulina e diminuir a dor na aplicação;
  2. Escolher o local de aplicação, distante pelo menos 2 centímetros do último local de aplicação;
  3. Limpar o local com algodão com álcool e esperar secar;
  4. Fazer uma prega cutânea, com o dedo polegar e indicador, definindo a área de aplicação;
  5. Pegar a seringa como se fosse um lápis e introduzir na pele no ângulo de 90°, no caso de pessoas muito magras, a injeção deve ser aplicada no ângulo de 45°, para evitar atingir o músculo;
  6. Empurrar o êmbolo até o final e retirar a agulha da pele lentamente;
  7. Realizar uma leve pressão no local com algodão com álcool.
Locais de aplicação:



É importante lembrar que a aplicação deve ser sempre 2 dedos longe do umbigo e 4 dedos longe da virilha e do joelho, pois são locais com muitos vasos sanguíneos.


Não é necessário puxar o êmbolo da seringa quando a mesma estivar inserida no tecido subcutâneo para verificar se há presença de sangue, porém se após a introdução da seringa no corpo apareça sangue na seringa, tanto a seringa quanto a agulha devem ser descartadas com a insulina e o processo deve ser iniciado desde o começo.


Os fabricantes de seringas e agulhas não recomendam a reutilização destes materiais, porém o Ministério da Saúde autoriza o uso do mesmo conjunto de seringa e agulha até 8 vezes, desde que utilizados pelo mesmo paciente e desde que a agulha não esteja danificada e o local de aplicação não tenha feridas ou sinais de infecção. Se você for utilizar mais de uma vez o conjunto, o mesmo pode ser armazenado na geladeira ou em temperatura ambiente, sempre tampado pelo protetor da agulha. Não podemos limpar a agulha com álcool porque o silicone que encobre a agulha pode ser retirado, tornando a aplicação mais dolorosa. nenhuma limpeza deve ser realizada na agulha.


Quando a aplicação de duas insulinas for realizada no mesmo momento, a de ação rápida ou ultrarápida deve ser aspirada antes e antes de aprirar as insulinas, as unidades respectivas de ar devem ser injetadas nos frascos para evitar vácuo.


As insulinas de ação utrarápida podem ser misturadas com NPH, Lenta e Ultralenta. A mistura em uma única seringa de insulina Lenta com Rápida ou NPH não é recomendada. A insulina Glargina não deve ser misturada com outros tipos de insulina pelo baixo ph do seu diluente.

O rodízio dos locais de aplicação é fundamental para garantir a absorção adequada da insulina e evitar alterações de pele como a lipodistrofia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário