Ainda falta um tipo de Diabetes: o Gestacional!
O Diabetes Gestacional acontece quando há o aumento anormal da produção do hormônio lactogênio placentário, este hormônio faz com que a gestante consuma menos glicose. A função deste aumento é proporcionar maior quantidade de energia para o bebê, quando produzido além do necessário faz com que a glicemia fique aumentada.
Os fatores de risco para o Diabetes Gestacional são: idade superior a 25 anos, hereditariedade, hipertensão arterial sistêmica, baixa estatura, grande quantidade de gordura localizada na região abdominal, ganho de peso maior do que o necessário na gravidez e muitos outros.
Os sintomas dos 3 tipos de Diabetes são os mesmos, porém como a mulher grávida apresenta diversos sintomas relacionados a gravidez, sente maior dificuldade em identificar os sintomas do Diabetes, porém no pré-natal são realizados exames para identificação desta alteração.
A partir do momento em que a mulher é diagnosticada com Diabetes Gestacional, ela apresenta uma gestação de risco e deve ser acompanhada por uma equipe multidisciplinar.
Depois do nascimento do bebê, ele deve ser monitorado porque quando ele está dentro du útero da mãe, apresenta o mesmo valor glicêmico dela e quando nasce pode sofrer hipoglicemias (diminuição do açúcar no sangue) até o organismo se adaptar.
A mulher que apresentou Diabetes Gestacional tem chances de desenvolver DM2 após o parto ou ao longo dos anos, por isso deve realizar um acompanhamento médico adequado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário