sexta-feira, 24 de junho de 2011

Diabetes Gestacional

Ainda falta um tipo de Diabetes: o Gestacional!

O Diabetes Gestacional acontece quando há o aumento anormal da produção do hormônio lactogênio placentário, este hormônio faz com que a gestante consuma menos glicose. A função deste aumento é proporcionar maior quantidade de energia para o bebê, quando produzido além do necessário faz com que a glicemia fique aumentada.

Os fatores de risco para o Diabetes Gestacional são: idade superior a 25 anos, hereditariedade, hipertensão arterial sistêmica, baixa estatura, grande quantidade de gordura localizada na  região abdominal, ganho de peso maior do que o necessário na gravidez e muitos outros.

Os sintomas dos 3 tipos de Diabetes são os mesmos, porém como a mulher grávida apresenta diversos sintomas relacionados a gravidez, sente maior dificuldade em identificar os sintomas do Diabetes, porém no pré-natal são realizados exames para identificação desta alteração.

A partir do momento em que a mulher é diagnosticada com Diabetes Gestacional, ela apresenta uma gestação de risco e deve ser acompanhada por uma equipe multidisciplinar.

Depois do nascimento do bebê, ele deve ser monitorado porque quando ele está dentro du útero da mãe, apresenta o mesmo valor glicêmico dela e quando nasce pode sofrer hipoglicemias (diminuição do açúcar no sangue) até o organismo se adaptar.

A mulher que apresentou Diabetes Gestacional tem chances de desenvolver DM2 após o parto ou ao longo dos anos, por isso deve realizar um acompanhamento médico adequado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário