segunda-feira, 4 de julho de 2011

Glicemia: Valores de referência

Hoje vou falar dos valores de referência da glicemia.

Em jejum de 8 a 14 horas, realizado com o plasma sanguíneo, isto é, um exame laboratorial, não é a glicemia capilar, aquela que aferimos com a gota de sangue, normalmente dos dedos:

Valor normal: De 70mg/dl até 110mg/dl.

Valor alterado, que deve ser investigado com novos exames: De 110mg/dl até 125mg/dl.

O valor igual ou superior a 126mg/dl em jejum, de acordo com o Ministério da Saúde sugere intolerância a glicose ou Diabetes Mellitus, o diagnóstico de Diabetes ou intolerância a glicose deve ser confirmado com a realização do mesmo exame em outro dia e com outro exame, o TTG-75g (Teste de Tolerância a Glicose).

TTG-75g: O paciente tem a glicemia aferida em jejum e logo recebe uma solução de 75 gramas de glicose com 300ml de água para serem ingeridos em 5 minutos, depois de 2 horas, a glicemia deve ser aferida novamente:

Normal: Igual ou menor que 140mg/dl.

Intolerância a glicose: de 140mg/dl até 199mg/dl.

Diabetes Mellitus: Acima de 199mg/dl.

Em crianças, a dose de glicose a ser ingerida é de 1,75 gramas por quilo.

-

Bom, o diagnóstico de intolerância a glicose é relativamente novo e causa muita polêmica, a questão é que todos os pacientes com este diagnóstico, bem como os com o diagnóstico de qualquer tipo de Diabetes, devem mudar o estilo de vida, incluindo uma alimentação saudável com restrição de açúcares e carboidratos e a realização de atividades físicas regulares, confome a orientação médica e dos demais profissionais da saúde. Estes pacientes podem ter prescrição de alguns medicamentos orais, justamente para incentivar o pâncreas ou as células resistentes a insulina.

5 comentários:

  1. Fico muito orgulhoso de ter uma pessoa assim ao meu lado, não só por cuidar de mim nas "hipos" e "hipers" (rss), mas por ser uma excelente profissional.

    Esse blog tem muito valor pra mim. Obrigado por tudo!

    Te amo!

    ResponderExcluir
  2. Minha sogra é diabética e como ela possui o glicosímetro medi a glicose capilar do meu filho de 3 anos deu 101, em jejum, devo me preocupar???

    ResponderExcluir
  3. Olá Cássia! Verifique se seu filho estava realmente em jejum de 8 horas, refaça o teste de glicemia capilar e caso o resultado seja realmente maior do que 99mg/dl, vá ao pediatra e solicite o exame de sangue: glicemia em jejum.
    Fique tranquila pois pode ser apenas um episódio, ou seu filho pode ter intolerância a glicose, já falei deste assunto em outro post também. Me mantenha informada! Boa sorte, abraços!

    ResponderExcluir
  4. É possível que uma pessoa com resultado de 140mg/dl tenha diabetes confirmada, mesmo tendo feito um outro teste que tenha sido considerado normal (menor que 110mg/dl)? Obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
  5. Olá,meio por fora do que foi tratado,mas existe outras doenças relacionadas a tolerância a glicose sem ser diabetes?

    Obrigada

    ResponderExcluir